quarta-feira, 2 de maio de 2007

Documentos: Declaração de Férias

A declaração de férias, isto é, um documento assinado e carimbado pela sua universidade ou faculdade atestando quando iniciam e quando terminam as suas férias, é um documento exigido por alguns sponsors americanos, entre eles o CCUSA, sponsor da IE e Intercultural.

Essa declaração é utilizada pelos sponsors como base para a emissão do DS2019, ou seja, é ela, no fim das contas, que irá determinar quanto tempo você terá de trabalho legal nos Estados Unidos. Muito embora o visto tenha duração máxima de 4 meses com 30 dias de Grace Period, é o DS2019 que determina a duração efetiva do visto J-1. E daí depreende-se a importância da Declaração de Férias.

Porém, é fato que muitas faculdades dispõe apenas de dois meses de férias (o que não é nem um pouco satisfatório para o Work & Travel) ou se oferecem mais, não é o tempo que você realmente quer. Se está disposto a faltar aula para trabalhar mais, então seguem algumas dicas de como conseguir uma data mais adequada na Declaração.

1) Explique. Tente explicar sua situação ao coordenador ou responsável na Secretária. Fale do programa, explique sua situação e veja se ele tem um bom coração e preenche adequadamente o seu formulário. Vale implorar para professores também.

2) Minta. Se você acha que o seu alvo não cederá a explicações verdadeiras e eloqüentes, apele para a mentira. Diga que vai trancar, que vai voltar mais cedo, que é só formalidade. Invente qualquer coisa que ache que pode "colar".

3) Enrole. Percebendo que o alvo não entende inglês (se estiver usando o formulário padrão da CCUSA), convença-o a deixar em branco o campo das férias dizendo que não precisa preencher e complete em casa.

4) Chore. Se nada acima funcionar, tente sensibilizar o coração de pedra com lágrimas.

5) Aceite. Se nada der certo e a faculdade for intransigente, calma, nem tudo está perdido. Aceite a declaração "real" e peça ajuda e conselhos ao seu consultor. Ele irá lhe dar boas dicas ou oferecer soluções.

10 comentários:

Anônimo disse...

Para todas as outras existe "LiquidPapare"

auhuahuauhauhauhauahuaauh

Renan disse...

__Viajei pela World Study. Os sponsors com que essa agência trabalha não pedem essa declaração.
__Ainda bem!

http://viagemeua.blogspot.com

Anônimo disse...

na IE eles já têm essa declaração, nem precisei levar!

Maja disse...

Eles tem essa declaração sim na IE, mas você precisa conseguir a assinatura e carimbo da universidade onde estuda. :)

Anônimo disse...

A agente da IE falou q na verdade, essa declaração é mais por burocracia apenas. O q vale, segundo ela, para o visto, é a data q vc colocará na application form. Agora, isso é pra feira né, de repente tem algo a ver com a data da job offer, sei lá...

Anônimo disse...

sim, existe uma maneira mt melhor, como disse o baao: o corretivo! uehaeuhae
O pessoal da IE passa corretivo amarradao na data se for preciso! Ou seja, em ultimo caso, manda o fpd do seu coordenador colocar a data q ele quiser, mande ele tomar naquele lugar posteriormente e vá pra sua agencia pegar o corretivo e alterar a data! euhaeh

Anônimo disse...

entao, como eu disse anteriormente, na IE já tem isso, é o de menos

Anônimo disse...

Bem, eu estou indo pela IE, por job e estudo na puc, pelo que sei o carnaval ano q vem vai ate o dia 6/2, ou seja, bem cedo...e a puc faz uma declaração PROPRIA para apresentarmos à IE, então acredito que fique meio complicado de burlar...alguem ai saberia me dar uma luz?

Maja disse...

Gustavo,

Já tentou dizer que a agência SÓ aceita o formulário dela? Que tem que ser ele e nenhum outro?

Se isso não der certo, tenta conversar com o pessoal da agência ver se eles podem te ajudar com a declaração da facul mesmo

Arthur Silva disse...

Pô, valew pelas dicas! Esse blog é mto legal e realmente essa informação da declaração eu passei a conhecer por aki! Parabéns pelo blog!!