sábado, 2 de junho de 2007

Mudanças nas regras do visto

Ao se pesquisar sobre o programa de intercâmbio Work & Travel, uma das primeiras informações que se encontra é que o programa pode durar entre 3 e 4 meses com uma prorrogação de 30 dias para viagens, o "Grace Period".

A data exata do visto é determinada no formulário DS2019 e é embasada na declaração de férias apresentada para a agência ou na declaração do próprio intercambista (vide Documentos: Declaração de Férias).

Porém agora isso mudou. Em comunidado via e-mail às principais agências que operam com esse tipo de intercâmbio, o Consulado Americano de São Paulo informou que o DS2019 só poderá ser emitido dentro de uma "janela" que vai do dia 15 de Novembro até 15 de Março, limitando assim a estadia dos participantes do programa.

Mas porque a mudança?

O programa J-1 Summer Work & Travel foi desenvolvido para que estudantes universitários entre 18 e 29 anos trabalhassem durante as férias. Porém, como o visto permitia um périodo de até quatro meses, muitos intercambistas trancavam a faculdade ou alteravam as datas de férias da faculdade para permanecer mais tempo nos Estados Unidos, prática essa que não é permitida, porém pouco fiscalizada. Até agora.

O Departamento de Estado americano decidiu mudar isso e como resultado, surgiu essa nova regra, visando evitar o desvio no proposito do programa. Após diversas pesquisas e reuniões, chegaram a conclusão que nenhuma faculdade brasileira extende seu periodo de férias para além do dia 15 de março, data essa que ficou marcada como data limite para o fim do DS2019. Porém, se a data de férias está fora do período permitido, seja em função de greve ou outro motivo,ela pode ser alterada desde que se comprove o fato no consulado.

Com relação ao Grace Period é pouco provável que ele seja cancelado, pois é comum a todos os tipos de visto J-1, não apenas aos do Summer Work & Travel.

Lembrando ainda que essa informação ainda não é oficial, devendo ser comunicada oficialmente ou não na reunião do consulado com as agências.



Agradecimentos a Felipe da Intercultural e Claudio Chalom da BEX

Um comentário:

Anônimo disse...

nem me fala disso... uma palavra soh pra isso...

Decepçao... =~(