quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Consulado: primeira parte

É... O tempo passa, o tempo voa... Ainda ontem eu estava nervosa correndo atrás de fechar agência e conseguir um passaporte. Agora estou nervosa com a entrevista do visto e correndo atrás da papelada que tenho que levar.

Como não tenho consulado (nem IE) na minha cidade, vou viajar logo amanhã para a orientação na agência e para a entrevista do visto na segunda. Não posso esquecer documento nenhum. Meio longe pra passar em casa e ir pegar. Então é hora de conferir e reconferir toda a papelada.

A area restrita da IE traz um link com informações sobre o consulado. Como se comportar, o que levar, etc. É muito útil para fazer o check list dos documentos a levar. Recapitulando o que precisa:

- Número de confirmação da entrevista no consulado (vem no e-mail que lhe enviaram)
- Passaporte válido até agosto de 2008
- Formulários DS 156, DS 157 e DS 158 devidamente preenchidos
- Comprovante do pagamento da taxa de requerimento no Citibank
- Comprovante de pagamento da taxa SEVIS
- 1 foto de passaporte (5x5) tirada nos últimos 6 meses
- Comprovantes que demonstrem fundos financeiros suficientes para cobrir todas as despesas durante a permanência nos EUA.
- Comprovantes que demonstrem residência permanente no Brasil.
- Comprovantes que demonstrem laços fortes para deixar os EUA após o intercâmbio
- Documento DS-2019
- A job offer, caso você já tenha sido contratado ou e-mails que demonstrem estar em negociação com um empregador para receber uma oferta de trabalho ou realizar uma entrevista pessoal

Em resumo, além da papelada burocrática, você tem que levar documentos que provem que você pretende voltar para o Brasil, que não quer virar imigrante ilegal nem que vai dar dor de cabeça para o governo americano.

Me desejem sorte. Posto em breve sobre o resultado da entrevista, como foi, o que me perguntaram e o mais importante para mim... se eu tenho um visto :)

Fiquem ligados para cenas do próximo capítulo hehe

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.