quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Procurando casa

Agência fechada, modalidade escolhida, local definido, quem sabe até emprego. Tudo planejado, tudo organizado, tudo pronto para a viagem sonhada no fim do ano. Exceto... Opa! ONDE eu vou morar?

A questão do teto lá fora é o que preocupa a grande maioria dos participantes do programa. Claro, muitos são sortudos e tem empregos que já fornece "housing". Outros, nos quais me incluo, não são tão afortunados. É onde começa a loucura do "house hunting".

Antes de tudo. Lugar bem localizado, onde todos estão morando oficialmente, confortavéis e pagando pouco é quase uma utopia. É possível? Sim, claro, sempre existe a chance. Difícil? Demais da conta. Lembre-se que você está procurando moradia em um destino turistico onde o público alvo são turistas que pagam por diária, tornando o aluguel muito mais lucrativo que mensalmente. Além disso, você não é o único intercambista procurando por um abrigo. É uma selva. E sendo uma selva, se você por acaso achar um lugar assim, agarre-se a ele, entre logo em contato com o dono e esconda ele do mundo. Me chamem de egoísta. Prefiro me considerar precavida :D.

O mais comum é encontrar casas a preços aceitáveis cujos donos alugam mensalmente para um número determinado de pessoas, normalmente correspondentes ao número de camas disponiveis na casa. Esqueça esse número. Ele só vai existir nos contatos entre você e o locador. Na prática, será esse número de pessoas oficiais e mais algumas ilegais. A única recomendação é para tomar cuidado com as visitas de inspeção do dono e para que ele não descubra os extras...

São diversos os tipos de tetos que você pode encontrar pelos EUA. Algumas cidades, como South Lake Tahoe, oferecem pequenos moteis que são quase especializados em abrigar os J-1, alugando mensalmente ao invês de por diária. Ou seja, todas as vantagens de um hotel a preço baixo. Não tem q se preocupar com limpeza de banheiros e afins (arrumadeiras passam semanalmente), não tem as burocracias de uma casa, quando quiser sair é só pedir o check-out. Em compensação, nada de festas, sonhe com cozinhas equipadas (geralmente só tem frigobar e microoondas, o mínimo que você deve procurar) e esqueça privacidade. É você e seus amigos num quarto.

Outras cidades, como Aspen oferecem alojamentos para empregados temporários que irão trabalhar durante a estação. São os "seasonal housing". A vantagem está normalmente na localização e no preço. Por serem voltados para empregados, os alugueis costumam ser mais baratos que a maioria das casas normais. E geralmente se localizam perto dos principais empregadores da cidade. A dificuldade está em conseguir esses alojamentos, muito disputados (no exemplo acima, os dois alojamentos da cidade, Burlingame e Marolt se esgotaram nos três primeiros dias), e na burocracia para enviar o dinheiro e possíveis regras de comportamento exigidas.

Alguns empregadores oferecem "lodges" para seus employees. Obviamente, o pré-requisito é ser empregado da empresa. Também são disputados, visto que sempre há mais empregados que espaço, e costumam ser cheios de pequenas regras de convivencia e comportamento. Fora que seu comportamento no lodge pode interferir no seu emprego e vice-versa. No entando, costuma ser uma opção bem acessível para os intercambistas pelo preço e proximidade com o empregador.

No entanto, são as casas comuns, dessas que lemos nos classificados daqui, que irão abrigar a grande maioria dos J-1. Embora sejam dificeis de achar, caras e cheias de burocracias para alugar, costumam ser a opção mais confortável e divertida. Vencida a dificuldade inicial de achar e alugar a casa, é só festa. Ela é "sua" pelo prazo contratado. Vale festas (respeitando as leis contra barulhos e afins do local, obviamente), se trancar no quarto em busca de privacidade, cozinhar a vontade, etc. Se você conseguir, espere também ser solicitado (pelos que não conseguiram e moram numa das opções mencionadas acima) a promover festas e mais festas. Mas quem falou que isso é problema?

Como encontrar uma casa então? Do mesmo jeito que você procuraria aqui, oras. Informe-se qual o jormal local da cidade para onde pretende ir e visite o site deles na web. Os classificados serão sua nova leitura diária. Se tiver mais de um jornal local, procure em todos. Outra maneira é procurar corretoras que atuem na area. Google é seu amigo, use-o. Além de encontrar corretoras por lá, pode acabar topando com um anuncio qualquer perdido em algum site especializado ou ainda um website de um proprietário mais moderno.

Falando em sites especializados, são vários e são úteis. Vai abaixo uma listinha de alguns dos que lembro no momento. Sintam-se livres para acrescentar algum nos comentários do blog.

www.craigslist.com
www.vrbo.com
www.ownerdirect.com
www.roomate.com
www.apartments.com
www.rentals.com

Muitos dos anuncios, como irão notar, mencionam um "security deposit" ou simplemente "deposit". É costume por lá pagar uma caução antecipadamente que lhe será devolvido se você entregar o imóvel nas mesmas condições que o recebeu. Eventuais danos serão descontados. Outra prática comum é pedir também o aluguel do primeiro mês ("first") e, ocasionalmente, do último ("last").

Possivelmente os contratantes irão pedir alguma prova de rendimento ou de que você pode de algum modo pagar. O deposito não deixa de ser parcialmente isso. Mas prepare-se para explicar sua situação de intercambista, mostrar possiveis job offers que tenha recebido ou algum comprovante de renda de qualquer tipo. Não são todos que exigem, mas existe sempre a hipótese.

Outro ponto importante a ser comentado é o medo que muitos locadores tem de brasileiros. Por conta de alguns maus exemplos que praticamente destruiram as casas em que ficaram, muitos proprietários tem receio de alugar para nós. Não temos a melhor das reputações. Mas não são todos que possuem esse preconceito. Fica, no entanto, o aviso. Tomem conta da casa alugada, devolva-a em boas condições que só temos a ganhar.


Algumas dicas de como ler classificados

Furn./unfurn. = indica se a casa é furnished (mobiliada) ou unfurnished (não mobiliada). Muito cuidado e sempre procurem saber disso. Ninguem quer morar numa casa sem nada, afinal.

Bd/ba = refere-se ao número de bedrooms (quartos) e bathrooms (banheiros) na casa. Ocasionalmente irão encontrar a expressão "1/2 ba". Se refere a lavabos, ou seja, banheiros que não possuem chuveiro/banheira, por isso considerados "meio" banheiros.

Utils. = as utilities são as contas de uma casa. Água, luz, telefone, gás, esgoto, etc. É sempre bom alugar casa que ofereça utilities incluso, para não se preocupar com os gastos. Mas como são exceção, cuidado na energia ^^

Lease = lease é o periodo que o locador está querendo. Por exemplo "five months lease" significaria que ele só vai alugar por cinco meses. Costumeiramente eles aceitam mais que os meses propostos, mas praticamente nunca menos. É comum também a expressão "year round" para definir leases de 1 ano.

Studio = um tipo de apartamento cuja sala/quarto fica no mesmo ambiente, tendo apenas a cozinha e banheiro separados.


Boa sorte na "house hunting" de vocês! E me desejem sorte também! :D

Aliás, se alguém por acaso encontrar alguma casa legal, simpatica em Park City e esteja precisando de alguns roomates... Don't be a stranger, pode me mandar um email, comentário, adicionar no msn, deixar recado no orkut, sinal de fumaça, etc.

2 comentários:

Caio Braz disse...

Valeu Maja, ótimo post!

Um abraço
http://brazcaio.blogspot.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.