sexta-feira, 2 de março de 2007

Socooooorro! Por onde eu vou???

Escolher a danada da agência é mais difícil do que eu podia imaginar. Tantas opções, tantas ofertas e principalmente... tantas informações idênticas: somos as melhores do mercado. Em qual acreditar? Qual escolher? Como saber?

Confesso que já parti para a pesquisa apenas por desencargo de consciência, porque pretendia ir pela IE Intercâmbios, agência usada por minha mana e da qual ela não teve nada a reclmar. Mas, ainda assim, resolvi dar uma "olhadinha" nas outras, só pra depois não me arrepender de não ter pesquisado. Foi quando começaram os meus problemas. De uma certeza parti para a dúvida. Os múltiplos elogios ao serviço da Yep e da Intercultural me deixaram confusa. Verdade que logo descartei a última por ser uma empresa que trabalha em paralelo com a IE. Mas ainda existiam duas no páreo.

E lá vai partir para a luta de analisar custos, ver as propostas, comparar os beneficios, ver depoimento de clientes satisfeitos e outros nem tanto, enfim... qualquer coisa que pudesse me ajudar a escolher. Creio que nunca usei tanto o Excel quanto no planejamento dessa viagem. E admito que nunca estive tão interessada na cotação do dólar turismo.

Nun 1x1 rápido entre as empresas (rápido é uma forma simplificada de descrever 3 dias passados em meios a contas, trezentas mil janelas de pesquisa abertas e a encheção de saco via e-mail às duas empresas) notei que, no básico, elas ofereciam a mesma coisa. Cobertura de seguro completa, intermediação com o visto, formulários para preencher, assistência 24h durante o programa, orientação pré-embarque e etc. Mas diferiam em pontos críticos, ao menos para mim. Para começo de conversa, a Yep não trabalha com "walk-in", algo que me interessa, pois pretendo justamente fazer isso. E apesar do preço teoricamente muito mais barato que a IE, não inclui passagem. E foi isso, principalmente que me decidiu.

Eu não moro, me escondo numa cidadezinha muito simpatica, capital da Paraíba, chamada João Pessoa. Infelizmente, passagem de avião é caro e a IE oferece incluso no programa passagem de qualquer capital até o EUA. Fora a representação no estado vizinho de Pernambuco e ter Job Fair por lá, o que me levou a considerar talvez ir para a feira, o que nunca havia passado pela minha cabeça antes.

Pronto. Agência decidida. Mas, só para reforçar minha escolha, mais um fator veio contribuir: a velocidade do atendimento da IE. Enviei o primeiro e-mail, tanto para a Yep quanto para a IE, solicitando maiores informações do programa, na quarta-feira de cinzas. Na quinta feira tive uma resposta da IE. Aguardo a da Yep até agora.

Nenhum comentário: